Conhecer o trabalho como fator essencial para o sucesso

 

Lilian N. Assunção – O nosso grande prazer é conhecer pessoas e o jeito que as pessoas constroem organizações!

Em nossa caminhada, deparamos com algumas situações de sucesso e outras situações que estão no caminho contrário.

Ficamos nos perguntando:

Por que essa empresa é esse sucesso?

Como essa empresa faz para ter tantos talentos?

Por que essa empresa tem tanta gente doente?

Por que essa empresa tem o índice de absenteísmo tão baixo?

Como essa empresa faz para se comunicar tão bem com os funcionários?

Como essa empresa faz para manter a todos tão motivados?

Por que essa empresa evita falar de problemas e prefere pensar que está tudo sob controle?

Por que essa empresa tem tanta burocracia?

Por que essa empresa tem um turn over tão alto?

Então, a partir do nosso perfil questionador e curioso, buscamos as respostas para essas perguntas e, por incrível que pareça, as respostas que encontramos são sempre muito parecidas, o que nos faz concluir que alguns perfis de empresa levam para o sucesso e outros, nem tanto.

Inferimos que em algumas empresas a raiz do problema está alojada na falta de liderança ou no estilo de liderança adotado por elas, impactando completamente nos resultados quantitativos e qualitativos da empresa. Em outros casos vemos que a raiz do problema é a falta de investimentos no ambiente de trabalho, impactando na saúde dos colaboradores e na produtividade. Em outras situações, é a falta de investimento em treinamentos, inibindo assim o crescimento intelectual dos colaboradores e impedindo-os de pensar e criticar. Em outros momentos é nítida a falta de comunicação e de desmotivação das equipes, aumentando significativamente o risco de adoecimento e a perda de produtividade. Mas em cada situação, vemos o sucesso ou inúmeras oportunidades de melhoria.

E por que muitas empresas preferem não falar de problemas, diante de tantos indicadores negativos (adoecimentos, afastamentos, queixas, perda de clientes) falando por si só? Por que preferem aguardar o prejuízo em pessoas e produtividade para começarem a refletir sobre como resolver os problemas? Por que ficam vendo seus números despencarem e os clientes indo embora, em vez de sentar para encontrar a verdadeira causa dos problemas?

Acreditamos que CONHECER O TRABALHO e as PESSOAS QUE EXECUTAM O TRABALHO é a chave para o sucesso. Pois, quando todos conhecem de perto o ambiente de trabalho, conhecem de perto as pessoas que produzem, sabem o porquê de as coisas acontecerem da maneira que acontecem e, quando se habituam a conversar sobre problemas, o ganho corporativo é imediato! Rapidamente é sentido o ganho de produtividade, ganho para a saúde de todos, ganho em motivação, ganho em tempo de produção, ganho para o cliente final, enfim, ganho para todos os envolvidos.

É passada a hora de desenvolver um comportamento ativo, preventivo, participativo e generoso, de todos que fazem parte das corporações, pois esses são os motores de mudança dentro das organizações. Quando os problemas deixam de ser problemas, quando deixam de “branquear” os cabelos da liderança e passam a ser o primeiro passo para a busca pela solução, é aí que reside o sucesso. Quando todos os envolvidos passarem de executores a pensadores, quando deixarem de ser “mandados” para serem parceiros, quando o líder compreender o porquê de tudo, entendemos que aí estará o sucesso.

Esse é o Jeito Movas de ser: Muita história para contar

#ErgonomiaDaAtividade   #PsicodinâmicaDoTrabalho    #Longevidade

Por Lilian Assunção- CEO da Movas