A humanidade avançou tanto que trilhamos do trabalho humano (ou des-humano) para o trabalho robotizado, mas acho que estamos sentindo necessidade de voltarmos alguns passos, pois alguns valores essenciais foram deixados para trás.
Quando lembro de como era antes, nunca pensei que chegaríamos aonde chegamos, ganhamos em tecnologia e perdemos em calor humano.
O mundo do trabalho vem passando por diversas transformações ao longo dos tempos, passamos por revoluções industriais, globalização, revolução tecnológica, revolução da longevidade, inteligência artificial, robótica e isso não irá parar por aqui.
Será que as empresas estão acompanhando essas mudanças e se tornando mais interessantes e atraentes?
Estamos vivendo um grande paradoxo, de repente o maior de todos os tempos. Vocês já observaram como as coisas tem mudado?
Até há algumas décadas, encontrávamos pessoas fazendo carreira em empresas, se conformando tranquilamente em serem empregadas de organizações que escolhiam o modelo comando e controle, eram submissas aos chefes de departamento e sonhavam em se aposentar no primeiro emprego. E hoje vemos uma grande evasão dos empregos, pessoas se coçando de vontade de fazer algo autoral, com mais liberdade. Onde erramos?
E olhando para os imensos desafios do mundo de hoje, as empresas não têm outro caminho, precisam se reinventar, precisam rever o modus operandi, precisam rever a participação do ser humano nessa história toda, ou melhor, precisam deixa-los serem humanos, precisam buscar a coerência.
Ou será que o ser humano está com os dias contados?
Não estou falando? As mudanças não param de acontecer, precisamos nos manter atentos e observar cada movimento desse mundo complexo. A inteligência artificial está aí, até no ar que a gente respira. Os robôs, que antes eram vistos somente do outro lado do mundo, já estão por aqui, dividindo postos de trabalho conosco, trocando ideias por telefone e praticamente lendo os nossos pensamentos!
Mas olha só que coisa maluca!!! Progredimos tanto, trilhamos uma jornada tão surpreendente que partiu do trabalho humano para o trabalho robotizado, que estamos sentindo uma necessidade urgente de darmos passos atrás. Deixamos para trás alguns valores essenciais para a vida humana na Terra.
Será que é possível, agora que já transformamos tanto, resgatar o calor humano? Será que é possível resgatar o olho no olho? Será que é possível resgatar aquele cafezinho com uma boa prosa? Será que é possível trocar ideias de homem para homem? Será que é possível contar a minha história?
São esses valores, que são humanos, que a humanidade está buscando como uma caça ao tesouro em seus trabalhos.
Acredito que teremos que dar alguns passos atrás.
Deixe sua opinião aqui nos comentários, também sente falta do calor humano?